quinta-feira, 8 de julho de 2010

O NASCIMENTO: POR QUE TUDO COMEÇOU?



Diante dos mais recentes indicadores apresentados pelo Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - devemos reconhecer que, embora tenham ocorrido avanços, o estado de Alagoas, na área educacional, continua com os piores indicadores de qualidade. Na avaliação das séries finais, de 5ª à 8ª, o pior desempenho foi o de Alagoas, com nota 2,9, numa escala que vai de 0 a 10.
Para piorar a situação, a capital do estado, Maceió, foi a capital com o pior índice de rendimento do país, com nota 3,6 para as séries iniciais e 2,6 para as séries finais do ensino fundamental.
Tais resultados fizeram com que o estado passasse a ocupar o penúltimo lugar, em relação à qualidade educacional, a nível de Brasil, e o último a nível de região, a nordeste.
Boa parte desses problemas é atribuída, principalmente, à questão da leitura e escrita, consideradas como as grandes vilãs dos estudantes, pois uma parte relevante destes não consegue ler com boa entonação, respeitando a pontuação registrada no mais simples dos textos, nem, muito menos, consegue interpretar com coerência aquilo que escreve.
Tal situação só intensifica a necessidade de criação de alternativas que possam minimizar tamanha problemática, pois o desenvolvimento de uma cidade, estado ou país só ocorre, de fato, quando a educação se apresenta de forma qualitativa.
Com base nestas questões pretendo, enquanto educadora que visa contribuir para melhorar tal realidade, desenvolver um projeto didático que tenha como foco principal, especificamente, a leitura e a escrita, utilizando como estratégia pedagógica esse edublog, recém batizado de INTERLEITURA.
Ele funcionará como  um portfólio digital, onde alunos do 5º do ensino fundamental, da escola Estrela do Mar, alunos estes que também apresentam carência nas áreas de leitura e escrita, pois a grande maioria veio de escolas estaduais e municipais e não tiveram acesso a uma base mais sólida de conhecimentos, terão a oportunidade de acompanhar e registrar suas próprias reflexões acerca dos trabalhos que produzirão ao longo do projeto.
A princípio, o projeto se desenvolverá como uma experiência piloto, cujas ações serão desenvolvidas a partir do dia 26 de julho, sendo finalizadas em 17 de dezembro de 2010.
Como principal objetivo, o INTERLEITURA pretende melhorar a qualidade dos níveis de leitura e escrita, utilizando as ferramentas sociais como principal estratégia pedagógica, especificamente o edublog.

Um comentário:

  1. Juliana! Está lindo o blog. Tenho certeza que você vai aproveitar o máximo! BJ!

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